Uma blitz flagrou várias crianças trabalhando na Central de Abastecimento de Alagoinhas, a 110 km de Salvador, na sexta-feira (10). A ação promovida por uma parceria entre o Conselho Tutelar, o Juizado de Menores e representantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), faz parte das atividades do Dia da Erradicação do Trabalho Infantil, comemorado neste domingo (12).
Entre as crianças encontradas estava um menino de 12 anos que trabalha das 5h às 11h, transportando compras na Central de Abastecimento da cidade. O trabalho infantil, pago ou não, é proibido por lei até que o jovem complete 16 anos. A única exceção é para casos de menor aprendiz.
Representantes da blitz conversaram com alguns pais na Central de Abastecimento. Segundo os órgãos de proteção, a criança pode ajudar o pai e a mãe em casa, participar de alguns afazeres domésticos, deve aprender a importância do trabalho, mas isso não pode prejudicar o tempo que deve ser dedicado aos estudos ou comprometer a sua saúde.
O número de crianças identificadas na blitz não foi revelado pelos representantes da ação. Os pais das crianças que estavam trabalhando foram convidados a comparecer ao Conselho Tutelar, que vai avaliar a situação de cada família e encaminhar as crianças para programas sociais, como o Peti.
Fonte: G1 Bahia