segunda-feira, 6 de junho de 2011

Jean Wyllys no "De Frente Com Gabi"

Jean Wyllys e Marília Gabriela (Foto: Carol Soares/SBT)


O De Frente Com Gabi deste domingo, 5 de junho, no ar à meia-noite, recebeu o deputado federal pelo Rio de Janeiro, Jean Wyllys, que se tornou conhecido no reality show BBB. Professor, jornalista e escritor, Jean falou sobre sua luta pelos direitos dos homossexuais, sobre ameaças de morte que têm recebido, sobre sua infância em Alagoinhas, na Bahia, e sobre a construção da verdadeira cidadania.


Confiram a primeira parte da entrevista e em seguida click no seguinte link com as partes 2, 3 e 4. Entrevista.



Abaixo, algumas frases da entrevista:


Sobre a infância:
• A gente não tinha banheiro em casa.
• Passei fome terrível.
• Eu acredito em destino.
• A gente começa a trabalhar desde cedo.
• Lugar de criança não é na rua.
• Sou o único homossexual da família.
• Eu queria entender porque era chamado dessa maneira (gay).
• Fui discriminado no seio da família.
• A primeira vez que percebi o meu desejo foi aos 16 anos.
• Fui salvo pela educação.
• Apesar de sofrer bullying, eu adorava a escola.
• A educação pode salvar esse País.


Sobre o BBB:
• Comprei uma casa para minha mãe, um apartamento para mim e ajudei a família (com o prêmio de R$ 1 Milhão).
• O BBB foi importante.


Sobre o trabalho de deputado:
• Eu me considero um homem de esquerda.
• A maioria dos partidos não tem comprometimento com a identidade ideológica.
• Quem vai para lá (Brasília) pensando em si e não no coletivo é minoria.


Sobre homofobia:
• Existe um discurso de ódio.
• Há pastores que radicalizam no discurso homofóbico.
• A história do enriquecimento do Palocci enfraqueceu o governo.
• É algo que está na gente (homossexualismo).
• Eu sou leve, apesar do que vivi.
• A escola precisa ser inclusiva.
• É muito comum eles colocarem os direitos LGBT abaixo de tudo.
• Não estamos falando de casamento religioso.
• Eu quero casar.
• Há uma violência institucional (contra os homossexuais).
• (Se a escola fosse inclusiva), eu teria sido protegido de uma série de violências. Das surras, dos insultos.


Fonte: SBT

Um comentário:

Comenta com a gente!